Polícia Federal apreende 48 kg de peixes e redes de pesca em Rosana-SP
A Polícia Federal de Presidente Prudente apreendeu, nesta sexta-feira (13), na barragem da Usina Sérgio Mota, em Rosana, 48 kg de peixes de diversas espécies. Três homens, com idades entre 20 e 40 anos, foram presos. A ação é resultado de um projeto de preservação ambiental junto ao Ministério Público Federal (MPF).
A polícia explicou que os indivíduos chegam ao local logo cedo e estendem a rede. Diante das informações, as equipes da polícia chegaram na barragem por volta das 3h.
Os agentes permaneceram no local e constataram a movimentação de embarcações durante a madrugada. Ao notar que o barco ultrapassou o “pé da barragem”, uma equipe da Polícia Federal realizou uma perseguição pelo Rio Paraná, na qual obteve êxito em capturar o trio.
Vale ressaltar, conforme a Polícia Federal, que a pesca em barragens não é permitida em nenhum período do ano, sendo considerado crime ambiental.
O barco, de aproximadamente 4,5 metros foi apreendido, bem como cerca de 20 metros de rede de pesca.
Uma veterinária avaliou os peixes e constatou que quatro fêmeas estavam prenhas. A profissional também indicou que os animais estão apropriados para o consumo. Diante da afirmação, os peixes serão doados à Secretaria de Assistência Social de Presidente Prudente.
Já os três indivíduos, moradores da região, serão removidos à Cadeia Pública de Presidente Venceslau.
Novos equipamentos
A ação realizada ontem foi possível graças à aquisição de novos equipamentos pela Polícia Federal, realizada no início deste ano.
De acordo com reportagem publicada por O Imparcial, a delegacia do órgão, em Prudente, informou que “a presença da Polícia Federal será intensificada, pois na esteira do projeto Prea (Prevenção, Repressão e Educação Ambiental), foram adquiridos equipamentos para análise de crimes ambientais e equipamentos operacionais tais como: barco, trailer e viatura, especificamente direcionados para o projeto”.
“O laboratório que recebeu os equipamentos de análise para crime ambiental é um dos mais modernos no Brasil e a polícia, em convênio com a Marinha do Brasil, treinou policiais federais para que pudessem atuar nos rios que cortam a nossa região, para poder combater com mais segurança e efetividade os crimes ambientais”.
Você precisa fazer login para comentar.