As pedras do fundo do Rio Piracicaba voltaram a ser cobertas pela água após as chuvas dos últimos dias. Nesta segunda-feira (9), o volume chegou aos 212,73 mil litros por segundo por volta das 10h30, conforme o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee). A vazão registrada é 25% superior à média para o mês de março e 305,7% maior que a registrada há quatro dias, quando as pedras do leito tinham voltado a ficar aparentes.
De acordo com o Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a média para o mês de março é de 168,94 mil litros por segundo. Mas na última quinta-feira (5), o volume do manancial foi de 52,43 mil litros por segundo, ou seja, 69% abaixo da média histórica para o mês.
Nesta segunda-feira, também segundo os registros do Daee, o nível do Piracicaba estava em 3 metros no trecho próximo à Rua do Porto, área central de Piracicaba (SP). A profundidade média é de 2,39 metros e, na última quinta-feira, ficou em 1,44 metro.
Ainda de acordo com o Daee, as chuvas mais volumosas em Piracicaba nos últimos dias aconteceram entre o final da noite deste domingo (8) e o final da madrugada desta segunda-feira (9), período em que a chuva se manteve em 13 milímetros.