Barco de deputado do ES é lacrado por pesca ilegal de camarão
Um barco de pesca industrial que pertence ao deputado estadual Hudson Leal (PRP) foi lacrado na manhã desta segunda-feira (27), no terminal pesqueiro de Enseada do Suá, em Vitória. A ação foi realizada pela Superintendência da Pesca e Ibama durante uma operação de combate à pesca ilegal de camarão.
De acordo com os órgãos, os fiscais encontraram materiais de pesca e camarão da espécie rosa. Tudo foi apreendido. Nesta época do ano, diversas espécies do crustáceo estão em período de defeso no estado, quando a captura fica proibida.
O responsável pelo setor de fiscalização do Ibama, Givanildo Lima, disse que assim que ficou sabendo da operação o deputado Hudson procurou o órgão para informar que a embarcação havia sido retirado do cais sem sua autorização.
Ainda segundo Givanildo, ela não deveria ter deixado o local onde estava atracado. “Essa embarcação tem licença apenas para pescar camarão. No período de defeso, não podia nem ter saído do terminal”, alerta Givanildo.
O barco foi lacrado por tempo indeterminado pelos órgãos competentes e foi aplicada uma multa de cerca de R$ 7 mil. A embarcação tem capacidade para armazenar cerca de uma tonelada de camarão e autonomia para ficar em alto-mar por mais de 10 dias.
Deputado se defende
O deputado Hudson Leal confirmou ser o proprietário, mas disse que não pode responder por esses atos porque a embarcação está alugada. “Este barco foi arrendado desde janeiro até o dia 30 de junho. Eu tenho quatro embarcações arrendadas por pessoas diferentes”, contou.
De acordo com ele, um de seus funcionários que sentiu falta do do barco, na última terça-feira (21). “Eu mesmo fiz uma denúncia de furto, fiz um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comuniquei ao Ibama e à Marinha”, explicou.
Hudson ainda disse que chegou a entrar em contato com a pessoa cuida da embarcação para o seu atual responsável. Questionado sobre a localização, o funcionário disse que foi ao Sul do estado para acertar a madeira do casco.
O deputado disse ainda que a responsabilidade sobre esses atos não devem ser colocados sobre ele, e cobrou uma punição para os responsáveis. “Espero que ele pague a multa e responda criminalmente”, concluiu.
Porém a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no estado informou que a licença da embarcação ainda se encontra em nome do deputado Hudson. O órgão ainda esclareceu que em casos de arrendamento, o proprietário deve comunicar a alteração.
Você precisa fazer login para comentar.