Instituto de Pesca lança site que mostra atividade pesqueira no estado de SP
O Instituto de Pesca, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), lança site inédito com informações sobre a atividade pesqueira no Estado, essa ferramenta é ideal para pesquisadores, estudantes, autoridades, cooperativas, armadores e empresários do ramo.
No total, o site traz dados de 15 municípios paulistas costeiros e pesqueiros, e de espécies encontradas, produção, captura, aparelhos de pesca utilizados e número de embarcações nesses locais.
Para acessar, basta entrar no link www. propesq.pesca.sp.gov.br. As informações contidas no site, são registros guardados desde 1998, o que torna um dos maiores acervos de pescas artesanais e industriais do Brasil.
O pesquisador do instituto, Antônio Olinto Ávila da Silva, diz que o banco permite que diferentes usuários tenham acesso direto aos dados coletados pelo Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina do instituto. Os dados são úteis, por exemplo, para caracterizar a atividade pesqueira marinha no Estado e em seus municípios, acompanhamento do desempenho, orientação no consumo de peixes e avaliação de políticas públicas direcionadas à atividade.
As informações foram obtidas por entrevistas voluntárias com mestres de embarcações e pescadores. Também são utilizados autorregistros e consultas a números de descarga e venda de pescado de empresas. São monitorados mais de 200 pontos em cidades da costa paulista.
O plano de monitoramento não di – vulga informações que identifiquem pessoas, grupos ou empresas. “Embora o Instituto de Pesca seja uma instituição pública, os dados individuais fornecidos voluntariamente são sigilosos e respeitados”, garante Olinto Ávila.
Além de apoiar os diferentes segmentos do setor, o programa do instituto contribui com políticas públicas necessárias ao desenvolvimento da atividade nas esferas municipal, estadual e federal. Anualmente, são realizadas cerca de 80 mil entrevistas com pescadores e mestres de embarcações que apoiam a iniciativa.
Monitoramento
Nos últimos cinco anos, foram expedidas 2,8 mil declarações de produção do setor para ajudar pescadores em pedidos de seguro defeso (valor que a pessoa recebe quando determinada pesca ou caça não é permitida), de financiamento a instituições financeiras e de renovação de licença de pesca.
O programa de monitoramento procura dar visibilidade ao setor, demonstrando sua importância na geração de renda, alimento e empregos, além de auxiliar nas tomadas de decisão. Os dados gerados pelo programa também permitem a identificação dos territórios pesqueiros das diferentes frotas e de seus padrões de utilização do ambiente, dão subsídios à gestão de conflitos no setor e ainda são empregados na avaliação da exploração dos estoques marinhos.
Instituto de Pesca – SP
Você precisa fazer login para comentar.