Americano abate acidentalmente tubarão martelo com 34 filhotes na Flórida
Um tubarão-martelo fêmea de 3,9 metros de comprimento foi capturado por pescadores que praticavam pesca esportiva na costa da Flórida, no Estados Unidos. O animal, que teria morrido devido ao sofrimento e esforço que fez para escapar, era uma fêmea e estava grávida com 34 filhotes. A retirada deles foi filmada e publicada no Youtube.
Segundo o tabloide inglês “The Mirror”, a equipe de pescaria “Phoenix” compartilhou em sua página no Facebook que “pretendíamos soltá-lo, mas o tubarão morreu durante uma longa batalha”. A espécie é conhecida por ser extremamente sensível e propensa a mortes relacionadas por estresse. Fêmeas prenhas são ainda mais vulneráveis a captura por causa do tamanho.
ASSISTA O VÍDEO
Nas imagens, que mostraram um pescador limpando as entranhas do animal, os filhotes aparentam não ter sobrevivido ao choque. Por e-mail, Jeff Bratcher, usuário que filmou e publicou o vídeo na rede, confirmou a informação de que nenhum dos filhotes sobreviveu.
O incidente aconteceu próximo de Destin, em Harborwalk. “Meu filho mais velho me disse ‘pai, isso é errado’”, contou uma testemunha que registrou a cena.
O tubarão-martelo é listado como espécie ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da ‘Lista Vermelha’ da Natureza. As leis da Flórida proíbem a captura de tubarões-martelo e estabelece que qualquer animal da espécie que não tenha “morrido na linha” deve ser devolvido ao mar. No entanto, neste caso, o tubarão foi capturado em água federais, nas quais estas leis não se aplicam.
Você precisa fazer login para comentar.