A carcaça de uma baleia foi avistada no fim da tarde de ontem no Balneário Campo Bom, em Jaguaruna. Conforme a Polícia Militar Ambiental, um pescador da região teria visto o animal e, então, acionado as autoridades.
Por ser uma área de conservação ambiental, o animal será retirado apenas após a visita e inspeção da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca, órgão responsável por proteger a diversidade biológica e disciplinar o processo de ocupação humana em determinadas regiões litorâneas do país.
A Polícia Ambiental de Laguna informou que havia uma rede de pesca enrolada na cauda do mamífero, e quem em casos assim, o corpo pode ser encaminhado para estudos.
De acordo com a porta-voz da APA de Florianópolis, Karina Groch, uma equipe será deslocada hoje para investigar as possíveis causas da morte e então retirar o animal do local.
Ela afirmou que, pelo estágio de decomposição do corpo, o animal deve ter morrido antes mesmo de encalhar. Ainda não há confirmação da espécie da baleia.