Engenheira diz que vazão do Rio São Francisco vai diminuir a partir de Sobradinho-BA
A engenheira civil Sheila de Barros, da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), anunciou em Traipu, que o Rio São Francisco terá sua vazão diminuída a partir da Usina de Sobradinho na Bahia.”A vazão vai chegar ao mínimo de 900 metros cúbicos por segundo, quando a Lei diz que o mínimo deveria ficar em 1300″, explicou.
O anúncio ocorreu na sede da Prefeitura, pelo secretário Benedito Pinheiro que esclareceu que esse alerta tem que ser comunicado aos moradores do município. “Precisamos adotar uma política voltada para a recuperação do Rio São Francisco”, destacou o secretário.
Sheila de Barros disse que atualmente o reservatório de Sobradinho está em nível crítico. “O Lago de Sobradinho encontra-se com apenas 21% da sua capacidade de armazenamento, e, se não chover até novembro de 2015, a previsão é que chegue em 5%”.
Sheila seguiu para a Colônia de Pescadores onde comunicou a diminuição da vazão e sua consequências, acrescentando que a poluição das águas deve aumentar. “Estamos encaminhando ofício a sede da Chesf em Recife, solicitado que seja encaminhada para Traipu mudas de árvores nativas, que serão utilizadas em programas de educação ambiental e recuperação da mata ciliar, conforme determinado pelo prefeito Erasminho Dias”, destacou.
Você precisa fazer login para comentar.