Durante o XVIII Torneio de Pesca de Piçarra realizado no Rio Araguaia no estado do Pará, Helder Barbalho disse que o Ministério da Pesca já possui planos efetivos de ampliação do turismo de pesca no Brasil.
Ele enfatizou ainda o mapeamento estratégico para 2015 e 2016, onde ocorreram o campeonato de pesca esportiva a nível nacional e a primeira copa mundial de pesca esportiva essa sendo realizada no segundo semestre de 2016.
Para a realização desses projetos, o ministério da pesca contará com o apoio dos ministérios dos esportes e turismo, fazendo uma grande convergência de esforços institucionais.
O ministro reconheceu a importância da pesca esportiva no Brasil e destacou o talento e disposição daqueles que atuam no setor de turismo de pesca, que mesmo sem apoio institucional, é uma potência.
Para finalizar, Helder fez uma referência aos Estados Unidos, onde a pesca esportiva é um grande vetor econômico, movimentando $ 40 Bilhões de dólares por ano e que o Brasil poderá ser uma referência a nível mundial, além de gerar empregos, renda e inclusão social.
Assista o Vídeo Divulgado Pelo Ministério da Pesca
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura