Oito pessoas que pescavam em três barcos foram presas em flagrante pela Polícia Judiciária Civil durante a “Operação Barragem”, desencadeada na manhã de domingo (28), no município de Nova Canaã do Norte, a 696 km de Cuiabá. A operação tinha o objetivo de coibir a pesca em locais proibidos em rios da região. Os três barcos, motores, molinetes, além de outros materiais usados na prática ilegal foram apreendidos na ação.
A ação policial teve início após o registro de ocorrências na Polícia Civil, informando que pessoas estavam pescando na barragem da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) no rio Teles Pires, entre Nova Canaã do Norte e Colíder, a 638 km de Cuiabá.
A pesca ilegal foi constatada no local, o que é um crime ambiental previsto no artigo 34 da Lei nº. 9605/98, de pesca em período proibido e em lugares interditados por órgão competente.
Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia onde foram autuados em flagrante pelo delegado, Ruy Guilherme Peral da Silva. Depois de interrogados, foram liberados após pagar fiança.
Segundo o delegado Ruy Guilherme, a Polícia Civil representará judicialmente pelo pedido de cautela dos barcos e motores, para que sejam convertidos em benefício à sociedade.
“Ao final do processo judicial, a Justiça poderá reverter os bens apreendidos em prol da Segurança Pública, autorizando a utilização dos barcos pela Polícia no auxílio das atividades investigativas nos rios da região”, explicou.