Policiais Ambientais da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental, sediada em Foz do Iguaçu, em patrulhamento e fiscalização aquática no Lago de Itaipu, realizaram no último fim de semana a apreensão de mais de 800 metros de redes, materiais proibidos para pescadores amadores, os quais estavam sendo utilizados para pesca predatória.
Segundo a pma as redes estavam armadas próximo ao município de Itaipulândia e no rio Arroio Guaçu, em Marechal Cândido Rondon, no local não foi possível localizar nenhum infrator e consequentemente não foi possível realizar prisões. Essa prática causa danos ao meio ambiente, alguns irreparáveis, podendo acarretar a extinção de algumas espécies de peixes nativos.
A Polícia Militar Ambiental esclarece que a pena prevista na Lei de Crimes Ambientais é de 1 a 3 anos, e as pessoas flagradas em atos lesivos ao Meio Ambiente estão sujeitas ainda à sanção administrativa de multa ambiental, sendo o mínimo aplicado de R$ 700,00 por pessoa, acrescido de R$ 20,00 por quilograma de peixe apreendido, além da apreensão e perdimento dos equipamentos utilizados no ilícito.
As denúncias podem ser realizadas de forma anônima, através do telefone 45 – 3527-2424 e 45-3529-9045, para toda a região Oeste e Sudoeste.
PMA-PR