Baleia jubarte é encontrada morta e envolta em rede de pesca no Litoral do RS
Uma baleia foi encontrada morta no final da manhã desta quinta-feira (2) na beira da praia de Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, o animal com 7,3 metros de comprimento estava envolto em uma rede de pesca.
De acordo com o sargento Rogério Quadros, da Patram, se trata de uma baleia jubarte. O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fará uma análise para verificar a causa da morte do animal.
Segundo Quadros, o tipo de rede que envolveu o animal costuma ser usado na pesca em alto mar, atividade permitida se houver o devido registro. Ainda assim, não é descartada a hipótese de crime ambiental.
“Pode ter ocorrido um delito, já que havia um artefato de pesca. Há um indício de crime ambiental. Uma perícia técnica dirá se o animal morreu na rede ou se já estava morto ou doente quando se enganchou na rede”, disse o sargento.
O policial acredita que a rede tenha sido perdida ou abandonada da embarcação onde estava. “É provável que ela tenha sido capturada á deriva, porque o animal não teria se aproximado tanto de uma embarcação. Além disso, é pouco provável que alguém vá querer pescar um animal desses. Não acreditamos que esse ato tenha sido de proposito, mas não é descartado”, afirmou.
1º BABM – RS
Você precisa fazer login para comentar.