A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe) apresentam, na próxima terça-feira (4/8) às 10h, o lançamento da II Semana Nacional de Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental.
Durante o evento, será assinado, junto à Secretaria Estadual de Agricultura, Termo de Cooperação que prevê alternativas e soluções para o desenvolvimento e regulação dos 12 parques aquícolas já existentes no Estado de São Paulo.
Especialistas concordam que o estado tem um enorme potencial produtivo a ser desenvolvido, além de possuir mercado com demanda crescente por esse tipo de proteína. No entanto, é preciso que os órgãos públicos estabeleçam regras claras e vigentes de fato, a fim de estimular o investimento no setor.
O consumo de peixe per capita no Brasil é de 14,5kg. Acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (12kg), porém abaixo da média de consumo mundial (18,8kg).
Atualmente, a produção paulista de pescados gira em torno 70.000t/ano. Em 2013, o Brasil produziu quase 400 mil toneladas de peixes em cativeiros, no valor total de R$ 2,02 bilhões.
A II Semana Nacional de Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental tem como principal objetivo fomentar a indústria do setor, o consumo de pescados nacionais e inibir a pesca predatória através do trabalho de conscientização de pescadores e incentivo a aquicultura.
Lançamento e apresentação da II Semana Nacional da Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental
Data: 4 de Agosto (terça-feira)
Horário: 10h às 13h
Local: Av. Paulista, 1313.