Entre os dias 21 e 22 de agosto o efetivo do 2º Grupo Ambiental da Brigada Militar de Carazinho efetuou fiscalização com duas embarcações na barragem do Rio Passo Fundo, que abrange os municípios de Pontão, Ronda Alta e Campinas do Sul.
Conforme relatou o 1º Sargento Vilson da Silva de Mattos, comandante do 2º Grupo Ambiental da Brigada Militar, a atividade é desenvolvida periodicamente na represa da Usina Hidrelétrica da Tractebel, no município de Entre Rios do Sul , em decorrência do elevado número de denúncias de pesca predatória que o batalão recebe naqueles locais.
Durante a fiscalização, foram apreendidos aproximadamente 2 mil metros de redes de pesca de diversas malhas, 1 arpão e 03 molinetes.
Foram devolvidos ao habitat natural cerca de 80 peixes da espécie cascudo, jundiá, traíra ecará que estavam presos nas rede e ainda estavam vivos. Dez acampamentos foram vistoriados e 30 pessoas identificadas.
Cerca de 10 kg de peixes das espécies lambari, tambicus, traíras, cascudos, jundiás e carás, que estavam mortos nas redes foram descartados para servir de alimento a outras espécies, além de um ratão do banhado que também estava morto preso nas redes.