A PMA de Bataguassu (MS) prendeu no rio Pardo, dois pescadores profissionais por pesca predatória. Os infratores foram avistados em uma embarcação no rio, a 5 km da cidade, nas proximidades do loteamento Portal Eldorado, retirando peixes de redes de pesca que haviam armado.
Quando os policiais chegaram, vários peixes ainda estavam vivos e foram soltos no rio, porém, 15 kg de peixes da espécie curimbatá estavam mortos e foram apreendidos.
Os pescadores haviam armado 1.200 metros de redes de pesca, petrecho proibido, com alto poder de degradação dos cardumes. O barco que utilizavam, um motor de popa e as redes de pesca foram apreendidos.
Os pescadores, ambos residentes em Bataguassu, receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória e saíram depois de pagar fiança.
A PMA também autuou administrativamente os infratores e arbitrou multa de R$ 1.000,00 contra cada um. Os peixes apreendidos serão doados para instituições filantrópicas depois de periciados.
Ambos responderão por crime ambiental e se condenados, poderão pegar pena de um a três anos de detenção.
PMA-MS