Timor leste a exemplo da Indonésia, diz que vai destruir barcos de pesca ilegais
O ministro da pesca no Timor-Leste, Estanislau da Silva, disse que o país vai destruir os barcos que forem apreendidos pescando ilegalmente e cooperar com a Indonésia na fiscalização nas águas timorenses.
“Temos um consenso sobre isso no nosso país. Podemos fazê-lo e vamos fazê-lo”, garantiu o ministro timorense, ressalvando: “Claro que não vamos explodir as embarcações com as pessoas lá dentro”.
O governante falou sobre o assunto a jornalistas, durante uma coletiva de imprensa conjunta com a Ministra dos Assuntos Marinhos e de Pesca da Indonésia, Susi Pudjiastuti, após a assinatura de um memorando de entendimento para reforço da cooperação entre os dois países na área de pesca, especialmente no combate à pesca ilegal.
Quanto às fronteiras marítimas, os líderes dos dois países vizinhos tencionam “começar a discussão antes ou durante o próximo encontro da Comissão de Fronteira Comum (JBC, na sigla inglesa) em 2015″, segundo o comunicado.
O comunicado destaca ainda o investimento empresarial indonésio no sector bancário e em infra-estruturas no Timor e defendia a necessidade de uma maior aposta nas áreas da energia e das telecomunicações no mais recente país do Sudeste Asiático.
Você precisa fazer login para comentar.