Pescadores capturam tubarão-lixa “ameaçado” em praia de Pernambuco
Um tubarão-lixa foi capturado por pescadores na tarde desse domingo (13) na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. De acordo banhistas, o tubarão media cerca de um metro e meio e foi levado até a praia ainda com vida.
Segundo informações, o animal foi encontrado longe de onde os banhistas estavam, mas dezenas de pessoas saíram da água assustadas quando se deram conta que um tubarão havia sido capturado. Não é a primeira vez que pescadores capturaram tubarão naquela área da praia.
O chefe da fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Pernambuco, Amaro Fernandes, trata-se de um tubarão-lixa. Segundo Fernandes, a espécie não é agressiva e é encontrada no litoral pernambucano com frequência.
O Ibama não dispõe de uma equipe de prontidão. Na segunda-feira, será aberto um processo para investigar de quem foi a responsabilidade por ter tirado o tubarão do mar.
“Essa espécie é considerada ameaçada de extinção. Sua captura é proibida pela lei 9605/98. O infrator fica sujeito a uma pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de R$ 5 mil”, informou.
Você precisa fazer login para comentar.