Piratas somalis capturam barco de pesca iraniano
Piratas somalis atacaram dois barcos de pesca, um tailandês, que conseguiu escapar, e outro iraniano que foi capturado com 15 pessoas a bordo, anunciou nesta terça-feira um especialista em pirataria marítima da Somália.
A embarcação iraniana navegava em direção a cidade portuária de Hobyo, um reduto de piratas somalis ao largo da costa da Somália, acrescentou a fonte.
“Dois navios foram atacados”, indicou à AFP John Steed, da organização Oceans Beyond Piracy, que ajuda as tripulações de navios capturados por piratas e que segue a pista dos navios atacados.
“Aparentemente, há três piratas a bordo do navio iraniano que navega rumo a costa da Somália”, informou Steed, contactado a partir de Nairobi.
Com esta captura, os piratas mantém 56 reféns, dos quais 26 marinheiros do “Naham 3”, barco de pesca de Omã capturado em março de 2012, e 15 do “Siraj”, capturado em março de 2015.
Em seu momento de maior atividade, os piratas somalis chegaram a manter mais de 700 reféns e mais de 32 navios mercantes, incluindo vários petroleiros, afetando seriamente a atividade marítima no Chifre de África.
AFP – Agence France-Presse
Você precisa fazer login para comentar.