Honda lança novo motor visando os ribeirinhos do Norte e Nordeste do Brasil
Com objetivo de oferecer mais uma opção em motores estacionários, a Honda Produtos de Força apresenta seu novo modelo GX 200 Super ao mercado nacional. Desenvolvido com base em alta tecnologia, e disponível para comercialização no Brasil a partir deste mês, reúne em um único produto características exclusivas para quem precisa de uma unidade de força prática e resistente, porém potente, econômica e confiável.
No Brasil, o novo GX 200 Super tem como público alvo as populações ribeirinhas das regiões Norte e Nordeste, que usam a pesca como principal fonte de renda. Pensando nisso, a Honda auxiliou e apoiou um fornecedor no desenvolvimento do projeto de uma rabeta específica para utilização do GX 200 Super no País.
Seu projeto surgiu da necessidade de um motor de propulsão leve e compacto, mas que oferecesse características especiais como regime de rotação mais baixo, alto rendimento, baixo consumo de combustível e grande flexibilidade. Com base nessas premissas nasceu o novo Honda GX 200 Super, que também poderá ser utilizado em outros mercados como construção civil, agrícola entre outros.
Com 196 cm³ de capacidade, o GX 200 Super é monocilíndrico, quatro tempos, OHV (Over Head Valve) e desenvolve potência máxima de 55 hp a 1.800 rpm e torque de 2,41kgf.m a 1.250 rpm. Compacto e simples de transportar possui peso total de 16 kg, partida por sistema retrátil, tanque de combustível com 3,1 litros e refrigeração a ar. Seu peso reduzido permite grande portabilidade, principalmente aos pequenos usuários, que necessitam de um motor estacionário multitarefa para ser operado no trabalho e no uso doméstico.
Entre suas principais inovações, destaque para o sistema “Internal Gear Drive System”, uma caixa de redução de 2:1 que possibilita o funcionamento do motor em baixas rotações (1.800 rpm), sem perda de potência. Trata-se de um conjunto de engrenagens, leve e simplificada, que garante baixa manutenção, excelente rendimento e grande durabilidade para trabalhos mais difíceis.
O sistema é inédito na linha comercializada pela Honda Produtos de Força no Brasil, e representa um nicho de mercado com grande potencial, em um segmento praticamente inexplorado. O GX200 Super manteve o mesmo sentido de rotação da ponta de eixo acompanhando os demais modelos da série GX e GP.
Inovação e exclusividade
O motor estacionário GX 200 Super contém componentes exclusivos como, por exemplo, as arruelas de pressão, que melhoram a durabilidade e o desempenho dos rolamentos. Sua utilização é essencial, pois garante que a vibração e estresse estrutural na ponta do eixo fiquem praticamente anulados, sobretudo quando o motor é acoplado a uma rabeta. Outro destaque exclusivo é o sistema de arrefecimento que a Honda redimensionou para melhor captação de ar e resfriamento dos componentes. Dutos especiais foram instalados na parte interna e direcionam o ar para a carcaça do motor e ventoinha. Inédito na linha GX, a inovação assegura que o motor trabalhe em temperaturas mais baixas e ofereça melhor rendimento.
Importado da Tailândia, o primeiro lote do GX 200 Super já está disponível no mercado a partir deste mês. A garantia é de dois anos e foi estendida para toda a linha GX de motores estacionários, comercializados pela Honda no Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.