Em cumprimento à Ordem de Operação nº 012/15, expedida pelo comando do 1º BPMA, nos dias 15, 16 e 17/12/2015, duas equipes de Patrulhamento Ambiental pertencentes à 3ª Cia de Caldas Novas, deslocaram para o lago Serra do Facão no rio São Marcos, região de Campo Alegre e Catalão no interior de Goiás, onde realizaram patrulhamentos e abordagens terrestres e náuticos no sentido de combater a pesca predatória durante o período de defeso (piracema).
O lago é muito visitado por pescadores profissionais que fazem da pesca uma fonte de renda fácil e ilegal, levando parte do produto do crime para cidades de Minas Gerais e Brasília.
Utilizando-se de material proibido pela legislação, considerados como predatórios, tais como redes, espinhéis, pindas, pesca de mergulho com aparelho de respiração artificial, etc., capturam de forma indiscriminada as espécies nativas da fauna ictiológica comprometendo o equilíbrio do ecossistema e o ecoturismo da região que desenvolve a pesca esportiva (pesque-solte).
Durante a operação foram abordados 12 veículos, 07 embarcações e 28 pessoas. No total, foram apreendidos 02 barcos, 02 motores de popa, 700 metros de redes e 90 Kg de peixe da espécie Curimba.