O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fiscalização, apreendeu 1.300 quilos de Tucunaré, 14 materiais de pesca, duas embarcações e seis canoas na operação “Pesca Comercial”, realizada em Barcelos(AM) (município a 400 quilômetros de Manaus), entre os dias 18 e 23 de janeiro. A operação atende a denúncias de pesca comercial ilegal na bacia do Rio Negro.
Durante a operação foram abordadas 25 embarcações comerciais, conhecidas como “geleiros”, e diversos barcos turísticos de pesca esportiva. Além das apreensões de pescado, embarcações e petrechos, o Ipaam aplicou três multas que totalizaram R$ 99.000,00 (Noventa e Nove Mil Reais).
“Barcelos é uma das cidades mais conhecidas tanto no Brasil quanto no exterior por ser a detentora do recorde de captura do tucunaré açú junto a IGFA e por consequência, uma das cidades mais procuradas pelo turismo de pesca esportiva.
As empresas que atuam nesse segmento, lutam para a preservação e uma melhor fiscalização na região, diariamente, barcos conhecidos como geleiros são vistos com frequência descendo o Rio Negro em direção as cidades mais próximas de Manaus como Novo Airão, com toneladas de tucunarés capturados ilegalmente no município.”
De acordo com o Ipaam, a região onde a operação foi realizada está amparada pelo Decreto 31.151/2011, que disciplina pesca nos trechos de divisa do Amazonas com a Colômbia, onde a pesca só é permitida com a apresentação do registro de embarcação expedido pela Marinha e pelo órgão competente. Também é exigida a declaração emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Já os barcos de turismo tem que apresentar licença expedida pelo Ipaam para ter acesso a essa região da bacia do Rio Negro.