A PMA de Santa Catarina intensificou a fiscalização contra a pesca ilegal nesse sábado (16) no Oeste do estado, durante todo o dia, a operação reuniu ações embarcada e também com o auxílio de um helicóptero da Policia Militar que sobrevoou a região da bacia do Rio Uruguai e no Rio Chapecó em busca de infratores que desrespeitam o período de defeso.
A piracema no estado termina no fim do mês de janeiro e durante o período fica proibido a captura das espécies nativas.
Durante a operação foram apreendidos mais de 600 metros de redes que estavam armadas na água, e outros materiais como o joão bobo tanto no Rio Uruguai quanto no Rio Chapecó. A PMA ainda realizou a soltura de diversos peixes que estavam presos nas redes recolhidas.
Os policiais flagraram um pescador utilizando barco a motor para realizar a pesca, o que também é proibido nesse período, para a pesca de lazer é permitido apenas barcos sem propulsão ou de barranco. Houve a tentativa de identificar e localizar os infratores em casas as margens dor rios, porém mesmo afirmando saber que estão cometendo infração, os moradores não apontaram prováveis suspeitos.
Quem for flagrado pescando irregular durante o período da piracema, pode pagar uma multa de varia de R$ 700,00 (Setecentos Reais) a R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais).
Imagens Reprodução – RBS TV