O Comando Ambiental do 1° Batalhão realizaram fiscalização para coibir a pesca predatória na região do Mazargão e Lago serra do Facão, no município de Catalão-Go.
A equipe composta pelo Sargento Hiram, Sargento Dias, Cabo Fabricio e Cabo Walter, em conjunto com Secretaria Meio Ambiente de Catalão, apreenderam 5 redes que estavam no entorno do lago. Os policiais também apreenderam vários espinheis e varas de pesca que foram abandonados por infratores que provavelmente perceberam a chegada da fiscalização.
A PMA salienta que ainda estamos no período de defeso que termina no próximo dia 29, porém no estado de Goiás, mesmo com a pesca aberta, há limitações e regras sobre abate e transporte de pescado baseado na lei nº 4.418/11, denominado “Cota Zero”, aprovado pela Assembleia Legislativa.
A Instrução Normativa traz também nomes das espécies PROIBIDAS de captura e transporte (Anexo 3), além de estabelecer tamanhos mínimos e máximos de captura (Anexo 1 e 2) para consumo no local, consumo esse que deve ser de no máximo 5 quilos por licença de pesca, com isso salienta-se a importância do pescador estar munido da Licença de Pesca.