O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) deflagrou, na noite de segunda-feira (1º/2), a Operação Garatéia, que tem o intuito de coibir a pesca predatória no Lago Paranoá no Distrito Federal.
Ao todo, foram apreendidas 86 tilápias que eram pescadas com tarrafas por três indivíduos que foram presos em flagrante por pescar utilizando material predatório.
Em patrulhamento na região da ML 3, no Lago Norte, sentido Varjão, a equipe encontrou diversas redes armadas que, juntas, totalizam cerca de 600 metros, além de itens de alta letalidade para os peixes do local.
Os infratores fugiram do local, mas as redes foram apreendidas e os pescados que ainda estavam em condições de sobreviver devolvidos ao lago. Os demais foram doados a instituições de caridade.
Os suspeitos foram encaminhados à delegacia, onde foi arbitrada fiança no valor de R$ 300 para cada um deles. Todo o material recolhido pela PMA foi encaminhado para o batalhão onde será descartado. A operação continua ao longo de toda a semana.