Recebemos nessa terça feira, um vídeo onde um grupo aparece realizando uma pescaria em Itanhaém, litoral Sul de São Paulo. Nesse vídeo, um dos ocupantes do barco, filma e fotografa um mero ou um Cherne Poveiro, (espécies ameaçadas e na lista de peixes proibidos tanto para pescadores profissionais e amadores) que foi capturado pelo grupo.
Ainda segundo informações passadas em um grupo de pesca no aplicativo whats app, a pescaria teria sido realizada próximo a laje da Conceição (Informação comentada no site).
Ainda não se sabe se as pessoas que aparecem no vídeo são residentes em Itanhaém ou se seriam de outro município e teriam alugado um barco de pesca na região.
O vídeo tem sido bastante criticado e compartilhado em várias mídias sociais, abaixo, uma cópia das imagens que nos foram enviadas.
Assista o Vídeo
Espécie corre risco de extinção
A proibição da pesca do mero já se estende por 13 anos baseada na PORTARIA Nº 121, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002.
O Mero é um peixe protegido e ainda consta na lista de espécies em extinção no Brasil. A pesca do Mero ainda é proibida em território nacional e qualquer um que infringir a lei além de pagar multa, pode ser preso e ter o cancelamento de seus cadastros, autorizações, inscrições, licenças,permissões ou registros da atividade pesqueira.