No início do mês, circulou nas redes sociais o que seria uma notícia do portal G1 dando conta de que a pesca subaquática estaria proibida em água doce em todos os estados Brasileiros, e que tal normativa teria sido definida após reunião entre Sindicato do pescadores “profissionais” (pescador artesanal) e ambientalistas.
O que causou estranheza, além de ser uma notícia mal composta, com trechos evasivos, foi o fato de o compartilhamento ter sido um print, sem qualquer link de redirecionamento para a suposta matéria, em diversas buscas, nem mesmo o portal G1 possui qualquer referência ao fato. Outra curiosidade é que nenhum outro veículo de comunicação tenha noticiado o fato.
Em contato com o Mapa, a assessoria disse desconhecer qualquer interferência ou alteração de normativas seja ela por decreto ou alterações as leis vigentes, já em contato com o Sr. Joselito, Coordenação-Geral de Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros – Cgfap do Ibama, a informação é de que isso não passa de uma invenção implantada para iludir os pescadores, portanto, nada foi alterado e segue conforme a portaria regulamentadora de cada estado.
Ainda segundo o assessor, qualquer alteração ou decreto de lei, passa pelo MAPA, responsável pela pasta do Ministério da Pesca e enfatizou que em casos como esse, qualquer alteração deve passar por analise e ser publicado no diário oficial, caso contrário, não é válido.