Grupo encontra cardume e abate centenas de dourados no litoral do RJ
Um vídeo onde um grupo de sete pescadores aparecem pescando em alto mar próximo a uma plataforma no estado do Rio de Janeiro, em data desconhecida, nos foi enviado através do aplicativo whatsapp e trouxe um questionamento quando a fiscalização, tamanhos mínimos para captura e cotas de transporte.
No vídeo é possível visualizar que o grupo encontrou um cardume de dourados e começou a capturar tantos quanto possível sem se preocuparem com a quantidade e tamanho dos exemplares. As imagens mostram a traseira do barco com centenas de peixes abatidos e em um trecho a pessoa que filma chega a dizer que “o barco está quase afundando, ” dado o excesso de peso, em seguida ele afirma “olha o salão dessa lancha, tem quase 1.000 kg de peixe.
A cota de captura e transporte de pescado no estado do Rio de Janeiro, é de 15 kg mais um exemplar de qualquer tamanho em águas marinhas ou estatuarinas.
O tamanho mínimo para captura do dourado é de 50 cm, lembrando que a medição para peixes marinhos é da ponta do focinho até a extremidade da nadadeira caudal mais alongada.
ASSISTA O VÍDEO
O vídeo sugere a caracterização de pesca predatória, mesmo que o grupo esteja utilizando varas de pesca, a quantidade extrapola o limite por pescador. Fica aqui o alerta para que antes de qualquer pescaria, o pescador se informe quanto aos limites e regras para não ter o seu material apreendido e ser autuado, as leis existem e podem ser visualizadas em vários canais de pesca e também através da Policia Ambiental local.
Você precisa fazer login para comentar.