Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Jardim realizou operação no rio Miranda e em seus afluentes, tais como, o rio da Prata, Formoso e o córrego Bacuri e retirou grande quantidade de petrechos ilegais, com grande poder de depredação de cardumes.
A equipe retirou dos rios ontem (28), 150 metros de espinhéis, com vários anzóis, duas tarrafas e 317 anzóis de galho. Os espinhéis com anzóis foram cortados, além dos anzóis de galho e as tarrafas foram abandonadas às margens do rio Miranda. Os infratores que armaram os petrechos não foram encontrados.
Algumas pessoas armam esses petrechos proibidos e voltam pela madrugada somente para conferir, o que torna difícil a prisão desses infratores, porém, este tipo de fiscalização com retirada do material é fundamental, para a manutenção dos recursos pesqueiros.
Esses materiais possuem alta capacidade de dizimar cardumes, por isso a importância da manutenção dos policiais nos rios para efetuar a retirada. Foram soltos em torno de 10 kg de peixes vivos que estavam presos aos anzóis.
Durante a fiscalização foram abordados 27 pescadores desembarcados e 21 embarcados, 10 ranchos de pesca e quatro acampamentos, mas todos estavam legalizados.
No dia anterior (27) a PMA de Batayporã já havia retirado grande quantidade de petrechos ilegais do rio Ivinhema.