Durante fiscalização fluvial visando a prevenção a pesca predatória nos rios Paranaíba e Santana, Policiais Militares Ambientais de Aparecida do Taboado (MS) apreenderam diversos petrechos proibidos de pesca, que se encontravam armados nos rios.
Foram retirados 1.000 metros de redes de pesca, dois espinhéis, com 30 anzóis cada um, medindo ao todo 100 metros, e 62 anzóis de galho. Foram soltos 17 kg de pescado das espécies, pacu, curimbatá e tilápia, que estavam vivos e presos aos petrechos proibidos. Os proprietários dos materiais ilegais não foram localizados.
Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados do rio pelos policiais que são armados por pessoas não habilitadas ou autorizadas para esse tipo de prática.
Além disso, há grande dificuldade em identificar e deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os infratores não permanecem no rio enquanto os petechos ilegais estão na água, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.