Comerciantes e moradores de Uruaçu, no norte de Goiás, afirmam que a queda no nível da água do Reservatório de Serra da Mesa prejudica a economia da região. O nível da água do local está em 13% e turistas não visitam o espaço nessas condições. Além do turismo, mais de 500 famílias viviam da pesca da tilápia na represa, mas algumas estão desistindo por causa da seca.
O piscicultor Sezinaldo Vitor de Paula lembra que já teve até 30 tanques cheios de peixes, no entanto, atualmente tem apenas dois. Para complementar a renda, ele passou a fabricar os tanques. “Hoje a fabricação de tanques e berçários (para peixes) é em torno de 80% da minha renda”, pontuou.
A gerente de uma pousada da região, Ivonete Rodrigues, afirmou que o movimento caiu muito com a queda no nível da água no reservatório. Por causa disso, o número de trabalhadores no estabelecimento também diminuiu. “O pessoal diminuiu tanto, tanto, que nós só temos um funcionário e eu que estou administrando”, relatou.
Um dos espaços, onde costumava ser uma prainha artificial, com quiosques, área de camping e cinco restaurantes, poucos continuam abertos. Um dos que se manteve em funcionamento demitiu a maior parte dos trabalhadores. Mesmo assim, alguns comerciantes relatam que têm esperança de ver o lago cheio novamente.
Portal G1