Rede Wallmart é o único no país a ter cerca de 80% do volume de pescados comercializados já rastreados – Portal Pesca Amadora Esportiva Rede Wallmart é o único no país a ter cerca de 80% do volume de pescados comercializados já rastreados | Rede Wallmart é o único no país a ter cerca de 80% do volume de pescados comercializados já rastreados – Portal Pesca Amadora Esportiva

Rede Wallmart é o único no país a ter cerca de 80% do volume de pescados comercializados já rastreados

Walmart tem cerca de 80% do volume de pescados comercializados ja rastreadosPioneira ao lançar um programa de monitoramento da cadeia de pescado no país, o Walmart Brasil é o único varejista no país a ter cerca de 80% do volume de pescados comercializados, nas lojas Big, Bompreço, Nacional, Mercadorama, TodoDia e Walmart, já rastreados. Este resultado faz parte do projeto lançado há 18 meses, em parceria com a ONG Sustainable Fisheries Partnership (SFP).

De acordo com a empresa, o objetivo é comercializar pescados de origem mais sustentável, contribuindo para a preservação da biodiversidade aquática e marinha, apoiar e promover ações que fomentem a responsabilidade social na cadeia. “Com este programa, reforçamos o nosso compromisso de fornecer aos nossos clientes pescado e frutos do mar de qualidade e oriundos de formas de manejo mais sustentáveis, que promovam também a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades”, afirma Carlos Dante Proveti, diretor comercial do Walmart Brasil.

Walmart tem cerca de 80% do volume de pescados comercializados ja rastreados 3O programa de monitoramento da cadeia de pescado do Walmart Brasil já conta com a participação dos 16 maiores fornecedores de pescados congelados, seis deles acabam de ser inseridos no programa. Empresas como Frescatto, DellMare, Pioneira da Costa, West Norway já estão utilizando o sistema há um ano e inseriram informações relativas as principais espécies e áreas de pesca. Atualmente, o programa já mapeou 26 pescarias – definido por espécie, zona de pesca e arte de pesca. “Com o sistema, conseguimos avaliar o grau de risco associado à sustentabilidade das pescarias e rastrear de onde vêm os pescados que comercializamos. Com base nisso, definimos as espécies prioritárias a serem trabalhadas com o objetivo de promover práticas sustentáveis no setor junto aos nossos fornecedores”, explica Tatiana Trevisan, gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil.

Hoje, o Walmart tem um diagnóstico do risco ambiental e social das 21 espécies de peixes congelados mais vendidas em suas lojas. “Após o diagnóstico, desenhamos o plano de ação para cada espécie e seus respectivos fornecedores. Essas 21 espécies representam cerca de 80% do volume comercializado no país”, revela Trevisan.

Walmart tem cerca de 80% do volume de pescados comercializados ja rastreados 2“Temos interesse em atuar em conjunto com nossos parceiros de varejo e abastecimento. Em última instância, queremos que todas as fontes de frutos do mar sejam mais sustentáveis. Começamos a trabalhar com o Walmart dos Estados Unidos há mais de uma década, e então começamos a trabalhar com a Asda no Reino Unido e Walmart no Canadá. Cada novo parceiro aumenta as chances de sucesso em nível global e estamos muito entusiasmados em trabalhar com o Walmart Brasil neste esforço”, afirma Jim Cannon, CEO da Sustainable Fisheries Partnership.

O trabalho da SFP consiste em gerar informação, ferramentas e metodologias que permite aos varejistas engajar diretamente seus fornecedores, e todos os elos da cadeia de pescado. O SFP trabalha por meio de dois princípios: Informação e melhoria contínua. Em informação, a ONG criou um banco de dados online, chamado FishSource (fishsource.com), acessível a todos, que contém as análises da sustentabilidade e as necessidades de melhoria das pescarias.

Walmart tem cerca de 80% do volume de pescados comercializados ja rastreados 4Este banco de dados está ligado com um software chamado Sistema Metrics que informa aos varejistas o estado de sustentabilidade das pescarias, que eles comercializam. Uma vez que o Walmart Brasil identifica quais são as espécies prioritárias e os desafios associados a elas, pode trabalhar ao longo da sua cadeia de valor para motivar o desenvolvimento de projetos de melhora pesqueira e aquícola.

“O compromisso do Walmart Brasil tem sido fundamental para definir um marco de ação concreto, que permitirá informar e incentivar aos fornecedores para a criação de projetos de melhora pesqueira e aquicola, sabendo que seus esforços serão reconhecidos por seus principais clientes. Isto gera um círculo virtuoso, que permite alinhar varejistas, fornecedores e produtores, construindo sinergias necessárias para avançar na sustentabilidade das pescarias brasileiras e ao redor do mundo” Elisa Martinez, SFP Buyer Engagement Director, Latin América.

Sobre a cadeia de pescado
Segundo estimativa da organização não governamental SeaFish, 75% das pescarias no mundo podem ter atingido ou superado seus limites sustentáveis. Em-quanto isso, estima-se que 1 bilhão de pessoas dependam do pescado como sua principal fonte de proteína, e outros 200 milhões dependam da indústria como sua principal fonte de renda (wwwseafish.org).

Sobrepesca afeta os estoques pesqueirosA pesca acima dos limites de reposição natural dos estoques de peixes no Brasil e as práticas de aquicultura extrativa e não sustentável na cadeia de suprimentos de pescado e frutos do mar ameaçam a disponibilidade desses recursos para as gerações presentes e futuras.

O Walmart Brasil valoriza o relacionamento com a indústria de pescado, uma vez que trabalha para fornecer a mais alta qualidade e segurança alimentar, por meio de práticas que promovam a sustentabilidade das pescarias, assim como melhor qualidade de vida para pescadores e demais trabalhadores da cadeia produtiva de pescado.

Walmart no Brasil
Presente no país desde 1995, o Walmart Brasil opera hoje com 485 unidades e cerca de 70 mil funcionários em 18 estados, além do Distrito Federal. São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). Em 2015, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 29,3 bilhões.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato