Agencia de defesa agropecuária incinera uma tonelada de pescado no Pará
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) incinerou nessa terça-feira (18), cerca de uma tonelada de pescado. A carga foi apreendida na última quarta-feira (12) nas proximidades de Belém, por uma equipe da Polícia Militar Fluvial.
O pescado vinha de Santarém e possuía documentação irregular. A destruição foi realizada às 15h, na Reciclagem do Pará (Repar), que fica no distrito de Icoaraci, em Belém. A Adepará realizou a inspeção da carga apreendida, que foi considerada inapropriada para consumo humano, por isso, o pescado foi condenado e incinerado.
Segundo o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira, a nota fiscal apresentada pelo transportador informava apenas uma carga de cerca de 400 quilos de pescado, ou seja, não correspondente à carga real, que é de cerca de uma tonelada.
“A nota fiscal ainda estava endereçada a um estabelecimento comercial tipo restaurante, o que fere a legislação sanitária vigente. Segundo a Instrução Normativa nº 4, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a carga deveria estar endereçada a um estabelecimento com Serviço de Inspeção Estadual (Sie) ou Serviço de Inspeção Federal (Sif), contando o Registro Geral de Pesca (RGP)”, explicou.
Você precisa fazer login para comentar.