Cinco turistas foram presos na noite de ontem (04) com 80 kg de pescado e 52 kg de carne de jacaré, durante uma fiscalização realizada na BR-060, em Guia Lopes da Laguna (MS).
Aos policiais militares ambientais (PMA), os autores com idades de 65, 56, 42, 35 e 39 anos, assumiram o crime. Os peixes, a maioria da espécie pintado, e os jacarés abatidos, teriam sido capturados no rio Paraguai, no município de Porto Murtinho (MS). Como a cota de captura para cada pescador amador é de 10 kg, o pescado periciado estava acima do limite permitido por lei e alguns exemplares abaixo da medida mínima estabelecida, o que caracteriza crime ambiental.
O veículo, os infratores, a carne ilegal e os petrechos de pesca foram apreendidos. Os infratores, todos residentes em Curitiba (PR), foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, mas foram liberados após pagarem a fiança estabelecida pela lei.
Todos eles foram multados em R$ 30,4 mil por crime ambiental, e responderam pelo ilícito que prevê pena de até três anos de detenção. Todo o pescado apreendido foi doado por instituições filantrópicas após ser periciado.
PMA-MS