Durante fiscalização no rio Ivinhema, entre a rodovia MS 141 e a MS 276, Policiais Militares Ambientais de Batayporã, que trabalham na operação Dia de Finados, autuaram ontem (29), dois pescadores por pescar sem licença ambiental. Os pescadores iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum peixe. Com os infratores, de 23 e 24 anos, residentes em Ivinhema (MS), foram apreendidas duas carretilhas com varas.
Os policias efetuaram auto de infração administrativo e aplicaram multa no valor de R$ 300,00 contra cada autuado. A pesca sem licença não é crime ambiental. Trata-se somente infração administrativa.
Durante a operação foram abordadas várias embarcações e todos os demais pescadores respeitavam a legislação. Porém, foram encontradas quatro redes de pesca armadas no rio Ivinhema e em uma lagoa em sua margem, medindo 220 metros. Durante a retiradas dos petrechos foram soltos 5 kg de peixes que estavam vivos presos às redes. Os proprietários dos materiais ilegais não foram localizados.