Durante uma ação na tarde desse domingo (30), a Polícia Ambiental de Umuarama (PR), apreendeu 131 quilos de peixes nativos armazenados em uma residência no distrito de Herculândia, município de Ivaté (PR).
A ação ocorreu em atendimento a uma denúncia de que o infrator mantinha irregularmente um estoque de peixes nativos, capturados no rio Ivaí, acima da cota permitida que é de 10 quilos mais 1 exemplar.
Os policiais encontraram espécies como pintado, barbado, jurupensen e corimba que foram apreendidos e encaminhados juntamente com o infrator para a Delegacia de Polícia Civil de Ivaté para a lavratura do flagrante pelo crime ambiental previsto no artigo 34 da Lei 9.605/98.
A Polícia Ambiental alerta que a proibição total da pesca vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2017 nos rios Ivaí, Piquiri e seus afluentes; rio Paraná, no entorno do Parque Nacional de Ilha Grande; da Estação Ecológica Caiuá e no rio Paranapanema, no trecho entre a barragem de Rosana/SP e a sua foz, na divisa dos estados de São Paulo e Paraná (Porto Maringá), além de outros locais constantes na Instrução Normativa nº 25 de setembro de 2009 do IBAMA.
Vale lembrar que, ao infrator flagrado cometendo o crime de pesca predatória nessa época será aplicada a multa que varia de setecentos a cem mil reais e ainda responderá criminalmente conforme a Lei de Crimes Ambientais que prevê a pena de um a três anos de detenção.