Um tubarão-martelo foi capturado em Barra Velha, Litoral Norte de Santa Catarina. De acordo com os Bombeiros Militares de Barra Velha (SC), o animal foi pego por pescadores que praticavam a atividade na manhã dessa quinta-feira (27).
O tubarão de quase dois metros de comprimento e cerca de 80 kg, ficou preso nas redes de pesca.
Ainda segundo o corpo de bombeiros, é comum que os pescadores instalem no local, redes à espera de corvinas que se movimentam em cardumes, o que acaba atraindo os grandes predadores, que também acabam se enroscando nas redes.
Não é a primeira vez que um tubarão aparece em Barra Velha. Em 2015, outro tubarão foi capturado pelas redes. Já em 2013, um tuburão mangona foi encontrado a cerca de 300 metros da beira da praia.
A Fundema explicou que entre outubro e dezembro é comum tubarões aparecerem e ficarem presos em redes de pescas e que não há motivo para que os banhistas se preocupem.
Sobre o Tubarão Martelo
O tubarão-martelo-entalhado (Sphyrna lewini), é um dos mais raros de serem encontrados na zona marítima brasileira. A espécie corresponde a 23% do total, classificado em quadro de sobrepesca, “vulnerável” para desaparecer.