Pesca sustentável do pirarucu traz benefícios para comunidades pesqueiras no Acre
A pesca sustentável tem beneficiado pescadores do Acre. Essa foi a novidade que Moacyr Silva, gestor do Projeto Pesca Sustentável do WWF Brasil, trouxe na última sexta-feira (4).
Com pouco mais de dois anos de atuação, o projeto Pesca Sustentável tem beneficiado as comunidades pesqueiras dos municípios de Feijó e Tarauacá, no estado do Acre.
A iniciativa tem capacitado pescadores para o desenvolvimento de sistemas de manejo sustentável do pirarucu e implementado esforços para o monitoramento efetivo da espécie rumo à certificação da pesca.
Os pescadores participantes do projeto realizam atividades como contagem dos peixes, apoio em pesquisas de monitoramento do pirarucu e comercialização do pescado. A importância da contagem de peixes, por exemplo, é para quantificar os pirarucus jovens e adultos que têm acordos de pesca vigentes e fazer, dessa forma, o manejo adaptativo do projeto.
O trabalho no norte do Brasil tem trazido inúmeros benefícios para comunidades pesqueiras e colocado esforços para o monitoramento efetivo da espécie rumo à certificação da pesca no estado. A atividade faz parte do Projeto Pesca Sustentável, parceria do WWF-Brasil e do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“É muito importante ter parcerias sólidas que nos permitem implementar estratégias de conservação em comunidades e lagos da Amazônia, assim como levar nossa mensagem pelos ares de todo o Brasil.”, explica Ricardo Mello, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.