O deputado estadual Beto Pereira (PSDB) apresentou na sessão dessa terça-feira, (20), um Projeto que Lei que dispõe sobre a proibição da pesca e comercialização do peixe Dourado em todo o território de Mato Grosso do Sul. O objetivo do projeto é garantir a preservação da espécie e promover o repovoamento dos rios do Estado.
De acordo com o Projeto a proibição deverá ser por oito anos, tempo para que haja o aumento da população desse peixe nos rios que cortam o território sul-mato-grossense. A proposta, entretanto, não proíbe a modalidade pesque e solte, praticada pelos adeptos da pesca esportiva.
“A pesca esportiva responsável não é predatória e gera renda para quem trabalha com o setor turístico do Estado. Essa atividade movimenta a economia de muitas cidades do Mato Grosso do Sul que vivem do turismo pesqueiro”, afirmou o deputado.
Segundo o autor do Projeto, a proibição da captura e comercialização não influenciará na renda dos pescadores profissionais, uma vez que, esse peixe é o oitavo na lista de espécies comercializadas no mercado local. “A Lei não causará impacto no trabalho dos pescadores profissionais. É um peixe que não está no topo dos mais vendidos em Mato Grosso do Sul”, disse Beto Pereira.
Assessoria – Deputado Beto Pereira