Um homem foi multado em R$ 10,7 mil por pescar durante o período da piracema. De acordo com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), os peixes foram pescados no lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, próximo de Lajeado (TO).
Por meio de denúncias feitas através das redes sociais ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a equipe de fiscalização do órgão, autuou no último sábado (27), o infrator que praticava atividades ilegais no lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, nas imediações do município de Lajeado (TO).
O infrator pescava no período do defeso, que no Estado foi fixado pelo Naturatins através da Portaria nº 376/16, que determina a suspensão da pesca durante o período da piracema, que compreende entre 1º/11/2016 a 28/02/2017. A multa aplicada foi no valor de R$ 10.700,00 (Dez mil e setecentos reais).
Para se chegar ao infrator à equipe de fiscalização do Naturatins, realizou levantamento que culminou com uma investigação, que teve o apoio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo a Diretora de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Carol Bueto, a fiscalização buscou apoio do Ibama, porque o órgão já tem uma experiência relativa a autuação via imagens. A gestora destaca que até chegar à localização do infrator, e entregar o auto de infração com a multa, foi necessário contar com o apoio importante destes órgãos parceiros.
“As pessoas devem atentar para a gravidade dos crimes virtuais. Porque o Naturatins está atuando através de denúncias, levantamento, planejamento e do trabalho de investigação. Hoje o nosso foco é baseado na organização e na questão da investigação”, frisou.
Linha Verde
Vale ressaltar que as denúncias podem ser feitas através do Linha Verde 0800 63 11 55. O atendimento é realizado durante toda a semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, nos horários de 7h: 30min às 19h.
Naturatins