Durante fiscalização realizada pelo Batalhão Ambiental de Uraí (PR) nessa quarta-feira (11), um morador da cidade foi preso por pesca predatória em período proibido pelo defeso da piracema no Rio Congonhas.
A ação ocorreu porque a Polícia Militar Ambiental vinha recebendo várias denúncias informando que Adalto Bernardes da Silva, estaria praticando pesca predatória e guardando os peixes em um rancho de pesca de sua propriedade.
Diante de mais uma denúncia recebida nessa quarta-feira, os policiais conseguiram flagrar o infrator em um barco de madeira sem motor. Os policiais questionaram Adalberto até o momento em que ele confessou que havia armado duas redes de espera ´no Rio.
A polícia ambiental retirou das malhas peixes da espécie cascudo e deu voz de prisão por pesca predatória em período de reprodução dos peixes. O barco do infrator foi guinchado até o rancho de pesca, onde foi encontrado um freezer com 60 kg de diferentes espécies de peixes. Segundo Adalberto, os peixes seriam vendidos no período da Páscoa.
Duas redes, uma tarrafa, 64 estojos deflagrados, 40 projéteis calibre .38, .43 espoletas, uma espingarda, uma garrucha de dois canos e um frasco contendo pólvora também foram apreendidas na propriedade.
Adalto Silva foi conduzido para a Delegacia de Uraí junto com todo o material ilegal e o pescado apreendidos e responderá pelos crimes de pesca predatória irregular e posse ilegal de arma de fogo.
O pescado foi doado para instituições da cidade depois de periciado.