Uma carga de 800kg de pescado ilegal foi apreendida no Município de Novo Repartimento (PA), localizado no Mosaico Lago de Tucuruí, nesta sexta-feira, 24, em uma ação conjunta entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí, referente ao período do defeso.
Além dos peixes, também foi encontrado um tatu em meio a carga retida. Segundo informações da Gerência da Região Administrativa de Tucuruí (GRTUC/Ideflor-bio), os infratores fugiram do local da apreensão, abandonando o veículo. A carga, que estava em condições para consumo, foi doada para a comunidade de Novo Repartimento e para o Batalhão de polícia de Tucuruí.
O período de defeso no Lago teve início em 1º de novembro de 2016 e encerra em 28 de fevereiro deste ano. Nesta época a pesca fica proibida, assim como a comercialização, transporte e beneficiamento de produtos pesqueiros. A informação sobre a proibição, assim como a importância de se proteger as espécies de pescado durante este período, são disseminadas durante todo o ano nas ações de gestão do Mosaico Lago de Tucuruí.
Denise Silva / Ascom Ideflor-bio