A piracema terminou no dia 31 de janeiro nos rios que nascem no estado de Mato Grosso, mas a pesca continua proibida nos chamados rios federais. A informação é do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), responsável pela fiscalização nesses rios.
Os rios federais são aqueles que passam por mais de um estado da federação ou ainda por outros países. Neles, o período de defeso vai até 28 de fevereiro, seguindo o calendário nacional. A data do fim da piracema nesses rios só será alterada caso haja ato normativo nesse sentido do governo federal, por meio do Ministério da Agricultura em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente.
A Secretaria de Meio de Ambiente de Mato Grosso disse que aguarda entendimento com os dois ministérios para que reconheçam a deliberação do Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) quanto à mudança no período da piracema no estaro de 1º de outubro de 2016 a 31 de janeiro de 2017.
Nos rios de Mato Grosso que não são federais, a piracema terminou no fim de janeiro, nos demais, a piracema termina no fim de fevereiro.
Rios que não tiveram a pesca liberada (Inclusive seus afluentes)
Portal G1 – Globo.com