Ibama apreende espécie ameaçada de extinção em barco de pesca em Itajaí-SC
O Ibama encontrou nesta segunda-feira peixes ameaçados de extinção em uma embarcação industrial especializada em espinhel de fundo, em Itajaí (SC). Foram recolhidos 31 chernes-poveiros, 5 chernes-verdadeiros e um tubarão-martelo, todos listados na Portaria 445, que proíbe a captura de peixes em situação de risco. O dono do barco foi multado em R$ 185 mil.
Esta é a quinta apreensão de pescado irregular feita pelo Ibama Itajaí desde o início do ano. No início de fevereiro, os fiscais apreenderam 22 toneladas de peixes na mesma região. Na última quinta-feira (02), foram apreendidos mais 23 toneladas de pescado capturado em área protegida.
A embarcação havia capturado os peixes em profundidade superior a 250 metros, em área não autorizada. Boa parte da carga era de abróteas, espécie de peixe comercial.
O Ibama informa que realizará durante todo o ano operações coordenadas com os estados costeiros das regiões sul e sudeste para aplicar a Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 445/2014, que trata de espécies ameaçadas de extinção, como garoupa, cherne, raias e cações.
Assim como todas as apreensões realizadas pelo ibama na região, o pescado apreendido será encaminhado para instituições cadastradas.
Você precisa fazer login para comentar.