Uma equipe do Ibama de Itajaí (SC) apreendeu cerca de nove toneladas de pescado ilegal em três autuações realizadas no litoral norte catarinense nessa quarta-feira (22) e quinta-feira (23).
A primeira apreensão ocorreu em uma sala comercial de Penha (SC). No local foram apreendidos 3,2 tonenadas de peixes e 2,8 toneladas de camarão. A empresa não possui o Registro Geral de Pesca (RGP), obrigatório para a atividade. A empresa também cometeu crime ambiental já que é proibido a captura do camarão em período de defeso.
Horas depois, já na madrugada de quinta-feira, uma van e um caminhão foram parados em barreira do Ibama na BR-101 no mesmo município. Nos veículos foram apreendidos 800 kg de camarão e duas toneladas de peixes, respectivamente. Os dois veículos foram apreendidos. O pescado está sendo doado ao Programa Mesa Brasil do SESC.
Segundo o coordenador do Ibama em Itajaí (SC), Sandro Klippel, as multas aplicadas nas três autuações chegam a R$ 200 mil. Somente neste ano, o órgão ambiental já aplicou R$ 7,4 milhões em infrações para embarcações e empresas do ramo em Santa Catarina.