O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em operação conjunta com a SEMA-MT, abordaram nessa sexta-feira (24), um veículo na região da rodovia transpantaneira próximo a pousada Araras Eco Lodge, no Município de Poconé (MT).
Durante a vistoria, os policiais encontraram várias espécies de pescado no interior do veículo, sendo 19 peças de Pintado, 03 peças de Jaú e 04 peças de Pacu, totalizando 281,630 kg de pescados, sendo que todas as peças estavam com sinal de redes de pesca, o que caracteriza a pesca predatória.
Dois dos infratores assumiram ser os responsáveis pelo pescado e que os mesmos haviam sido capturados na região do Porto Jofre, no Rio São Lourenço, divisa com o estado de MS.
Ainda segundo o infrator, o terceiro envolvido apenas ajudava no transporte pelo fato de outro veículo ter apresentado problemas mecânicos. A PM então vistoriou o porta malas do veículo Santana, onde foi encontrado uma rede de pesca que pertencia a um dos infratores.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos ocupantes do veículo Fox Branco, e feito o encaminhamento dos infratores para a Delegacia de Policia Civil do Município de Poconé (MT), juntamente com a rede e o pescado ilegal.
Foram confeccionados Autos de Infrações para os 03 infratores, no valor total de R$ 64.897,80. Eles foram liberados após pagarem fiança mas responderão pelo crime ambiental.