A equipe da Polícia Militar Ambiental Campo Grande (MS) realizou patrulhamento ambiental fluvial neste fim de semana no rio Aquidauana entre os municípios de Rochedo (MS) e Terenos (MS), para prevenir a pesca predatória, em virtude da proximidade da Semana Santa.
Durante a fiscalização, oito pessoas foram autuados administrativamente e multados em R$ 400,00 cada um por pescar sem licença de pesca. Outras duas pessoas foram presas por praticar pesca predatória com petrechos proibidos e receberam multa de R$ 1.000,00 cada um. Eles estavam em um acampamento à margem do rio, onde foram encontrados redes e anzóis de galho para a prática ilegal, o acampamento foi destruído.
Ao todo, durante a operação, os militares apreenderam quatro motores de popa, quatro barcos de alumínio, 13 varas com carretilhas, além de petrechos proibidos, sendo duas tarrafas e 140 anzóis de galho. Nenhum pescado foi encontrado com os infratores.
A pesca sem licença não caracteriza crime, trata-se apenas de infração, sendo assim, os autuados podem ter os materiais apreendidos restituídos após o pagamento da multa.