Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Militar Ambiental apreenderam quase 1 tonelada de pescado na região de Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá), na madrugada desta terça-feira (6).
Coordenador de fiscalização da Sema, Júlio Reiners, explica que a grande quantidade de peixe das espécies nobres pintado e cachara foram apreendidas em duas ocorrências, sendo que em uma delas, suspeitos efetuaram tiros contra os agentes e policiais.
“Foram apreendidos 4 carros adaptados para suportar o peso do pescado e um freezer. Em uma das ocorrências, suspeitos transportavam pescado de um barraco para um carro Fiesta, quando foram surpreendidos pela equipe e efetuaram disparos”. O flagrante ocorreu na comunidade Porto Brandão, em Barão de Melgaço (MT).
Conforme Reiners, o comboio de carros, um Fiat Palio, um Ford Fiesta Sedan e uma caminhonete também foram interceptados em estrada vicinal, pouco conhecida, mas utilizada para o contrabando de pescado.
O fiscal afirma que o pescado é adquirido por comerciantes, donos de restaurantes, que ajudam a fomentar a pesca predatória no Estado. Em Mato Grosso, a pesca com rede é proibida. Todo o produto, cerca de 1 tonelada de pescado sem cabeça foi encaminhada para a Sema.