Walmart cria programa que reduz o impacto socioambiental de pesca
A rede de Hipermercados Walmart firmou parceria com a Fish Source, com o objetivo de comercializar pescados de origem sustentável, ajudando a garantir a preservação da biodiversidade nos ecossistemas aquáticos e a responsabilidade social na cadeia produtiva, sem riscos de adquirir um produto fruto da pesca predatória.
O sistema desenvolvido pela Fish Source, permite que a rede explore o status dos recursos pesqueiros globais, como as pescarias são gerenciadas e quais os seus impactos no resto do ecossistema. Através do sistema, também é possível que a rede identifique quais pescarias foram certificadas, quais são as melhorias em andamento e orientação a fornecedores.
Ao longo das ultimas décadas a demanda por pescado tem aumentado dramaticamente. Segundo estimativas da SeaFish , 75% das pescarias no mundo atingiram ou superaram seus limites sustentáveis. Enquanto isso, estima-se que 1 bilhão de pessoas dependam do pescado como sua principal fonte de proteína, e outros 200 milhões dependam da indústria como sua principal fonte de renda.
A pesca acima dos limites de reposição natural dos estoques de peixes no Brasil e as práticas de aquicultura extrativa e não sustentável na cadeia de suprimentos de pescado e frutos do mar ameaçam a disponibilidade desses recursos para as gerações presentes e futuras.
Um dos pilares da plataforma global de agricultura sustentável é o de buscar a origem sustentável dos produtos que comercializamos.
Dessa forma, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade da cadeia de suprimento de pescados no Brasil, o Walmart firmou em 2014 uma parceria com a Sustainable Fisheries Partnership (SFP), uma ONG que trabalha junto à indústria de pescado para promover a conservação de pescarias e consequentemente da oferta desses produtos no longo prazo.
Você precisa fazer login para comentar.