Operação de fiscalização da atividade pesqueira realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Federal resultou até o momento na apreensão de 22 toneladas de peixe em Rio Grande (RS) e em multas que totalizam R$ 400 mil.
Planejada para o período em que a captura industrial da tainha (Mugil sp.) por traineiras é permitida, a Operação Mar Territorial teve início em 1° de junho e monitorou cerca de 60 embarcações nos últimos 15 dias.
Diversos barcos autorizados a pescar com rede de emalhe foram flagrados em atividade a menos de 5 milhas náuticas do litoral rio-grandense, entre o farol do Albardão e a fronteira com o Uruguai, trecho em que a captura é proibida pela Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA n° 12/2012.
Toda embarcação autorizada deve estar equipada com emissor de sinal que permita o monitoramento de sua localização.
Os peixes apreendidos foram doados ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que distribuiu a mercadoria a 110 entidades cadastradas, localizadas nas regiões de Santa Maria, Pelotas, Camaquã e Rio Grande. Cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas.
A Operação Mar Territorial segue até o dia 30 de julho no município de Rio Grande (RS), um dos maiores portos pesqueiros do Brasil.