Ator Henri Castelli captura peixe ameaçado de extinção e exibe para os fãs no Instagram
Na última sexta-feira (11), o ator Henri Castelli publicou em sua conta no instagram, uma foto em que aparece com um peixe morto, que ele mesmo teria pescado. A imagem que foi tirada em uma praia de Alagoas (PE), gerou polêmica e críticas ao artista, isso porque o peixe identificado na foto, é um mero, peixe dócil e que se aproxima com facilidade das pessoas.
A espécie está na lista de ameaçados de extinção, motivo pelo qual sua pesca é proibida desde 2002 e prorrogado em 2015 por mais 8 anos segundo a portaria interministerial n° 13.
Mergulhador profissional desde 2005, com diversos cursos de especialização, inclusive mergulho caverna e RESCUE DIVE conforme ele mesmo afirmou quando se feriu ao encostar em uma arraia em julho de 2016, Henri Castelli não mencionou como capturou o exemplar, porém na foto, é possível ver uma marca na cabeça do peixe que sugere ser de uma lança de arbalete. Inúmeros seguidores do ator ficaram com pena do animal e fizeram duras críticas sobre sua conduta, motivo pelo qual o ator deletou a imagem de sua conta logo em seguida.
Espécie é protegida e ameaçada de extinção
Por meio de portaria interministerial, de autoria dos Ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente, a proibição da captura foi ampliada por mais 8 anos, ficando proibida a pesca até 2023. A pena é multa de R$ 5 mil por indivíduo pescado e cancelamento de licenças ou registros de atividade pesqueira, além de detenção de um a três anos.
Você precisa fazer login para comentar.