Henri Castelli diz que não reconheceu “Mero” e que o peixe foi capturado por um pescador – Portal Pesca Amadora Esportiva Henri Castelli diz que não reconheceu “Mero” e que o peixe foi capturado por um pescador | Henri Castelli diz que não reconheceu “Mero” e que o peixe foi capturado por um pescador – Portal Pesca Amadora Esportiva

Henri Castelli diz que não reconheceu “Mero” e que o peixe foi capturado por um pescador

O ator Henri Castelli passou a ser acusado de cometer crime ambiental após publicar na sexta-feira (11) em sua conta no instagram, uma foto com um “mero”, peixe que tem a pesca proibida em todo o território nacional por se tratar de espécie protegida com risco de extinção. A foto foi feita em uma praia de Alagoas (PE).

Segundo publicou Revista Veja, o ator divulgou uma nota por meio de sua assessoria, dizendo, em resumo, que tudo não passou de uma brincadeira infeliz. Segundo o ator, não foi ele quem pescou o peixe, apenas posou junto ao exemplar, que havia sido capturado por um pescador local e que não reconheceu ser um mero.

“Na semana passada, fiz uma brincadeira ao ser abordado por um pescador que me pediu para tirar uma foto. Ele carregava em sua moto um peixe muito bonito. Eu não matei o peixe e tampouco sabia que aquele tratava-se de um mero. Foi um momento rápido e de distração em que tirei e publiquei uma foto, da qual me envergonho agora. Momento infeliz. Entrei na brincadeira do pescador e não reconheci o mero — um dos peixes mais incríveis que já vi no fundo do mar”, escreve Castelli na nota, antes de pedir desculpas e censurar a pesca predatória.

“Admito que errei, condeno a pesca e caça de espécies ameaçadas de extinção e tenho o maior respeito pela natureza e pelos animais. Peço desculpas pelo mau exemplo e agradeço as mensagens de apoio e carinho que recebi.”

Nota do Ibama:
Segundo o Ibama, que estipulou uma multa de 5.000 reais , Henri Castelli receberá uma notificação no Rio, encaminhada pelos Correios.

“O Ibama encaminhou nesta segunda-feira (14/08) auto de infração no valor de R$ 5 mil ao ator Henri Castelli. Ele foi multado por transportar espécie ameaçada de extinção. O crime será comunicado ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração de responsabilidade penal.”

Lei n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais)
“Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.”

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato